Em 2010-2011, o Projeto com Escolas debruçou-se sobre a cidade, propondo um conjunto de atividades que permitiram explorar questões de sustentabilidade, cidadania e intervenção.

Este ano, abandonou-se o espaço público. Caíram as paredes dos prédios e ficaram expostos os seus interiores, as intimidades, os sonhos, os segredos, as identidades de quem os habita. A cidade adquire a condição de cidade aberta. Enquanto ser social e sujeito, o homem faz, vive, transforma e reproduz o espaço urbano. Mas haverá lugar neste sistema de estruturas cada vez mais complexas para a expressão da individualidade criativa e feliz?

O projeto com escolas, intitulado "Quarto: Lugar de abrigo, identidade e evasão", desenvolvido por escolas do pré-escolar ao ensino secundário em parceria com o Serviço Educativo da Fundação de Serralves, propõe uma aproximação ao universo do indivíduo, através do espaço mais íntimo da casa: o quarto. Essa aproximação obriga ao movimento do corpo, a um olhar atento, com tempo, de cada uma das maquetas que se apresentam. O visitante terá de se deslocar, de se esforçar para observar os detalhes da intimidade do outro: do vizinho de cima, do vizinho debaixo ou do prédio ao lado.

Produção: Fundação de Serralves

Horário de abertura ao público:
3ª a 6ª feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Sábado, domingo e feriados das 10h00 às 19h00

Nota: O título da exposição é uma frase do artista Rui Chafes, proferida durante o Seminário para Professores, realizado no âmbito do Projeto com Escolas, no dia 25 de Fevereiro de 2012.

Serralves